O cristão não é aquele que decide seguir Jesus - tal como alguém que decide juntar-se a um clube de ténis. O cristão é aquele que é escolhido por Jesus. Ele mesmo disse:
"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós." (João 15.6)
O cristão foi escolhido para ser um discípulo, isto é, um seguidor de Jesus. E isto não só significa conhecê-Lo, amá-Lo e confiar n'Ele, mas também significa estar totalmente dedicado a ele. Jesus descreve um discípulo da seguinte maneira:
"Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me." (Mateus 16.4)
Jesus não estava a falar em deixar de comer doces durante a Quaresma ou de nos negarmos a ter um pequeno luxo. É algo mais radical - é dizer 'não' ao nosso modo de viver e de pensar só em nós mesmos, é dizer 'sim' a Jesus.
Um discípulo é um aluno, e como discípulo eu quero escutar Jesus e obedecer-Lhe, uma vez que a minha vida não é mais minha para fazer com ela o que eu quiser. Agora pertenço a Jesus. Ele é o Senhor e mestre de tudo o que sou e de tudo o que tenho. Sou responsável perante Ele por aquilo que faço com o que Lhe pertence a Ele de direito.
Para Jesus a cruz significou dor e vergonha, solidão e rejeição, sofrimento e morte. Jesus chama os seus discípulos a seguirem o mesmo caminho e a não ficarem surpreendidos quando a incompreensão e a oposição vierem. Hoje há, provavelmente, mais cristãos a sofrer pela sua fé do que em qualquer outro período da historia.
Seguir Jesus quer dizer:
- obedecê-Lo sempre que Ele nos fala através da Bíblia ou do Espírito Santo;
- querer agradar-Lhe a fazer a Sua vontade;
- cuidar dos outros, como Jesus;
- aceitar as pessoas e amá-las, como Jesus;
- ter tempo para as pessoas, particularmente os necessitados;
- ser uma luz no mundo, vivendo uma vida de verdade, honestidade e compaixão, como Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário